Disciplina – Sociologia Geral
Docente: Profª Dra. Chie Hirose (hirosec@hotmail.com )
1º Semestre 2012 Período: Matutino
JUSTIFICATIVA:
O processo educacional é condicionado pelas relações sociais que se estabelecem historicamente em uma dada cultura e sociedade. Conhecer os fundamentos da Sociologia contribui para despertar nos alunos a consciência crítica sobre o processo educativo que queremos desenvolver em nosso exercício profissional, sensível às estruturas sociais, aos atores e suas interações, à dinâmica das organizações e comprometido com a construção de uma sociedade justa, fraterna e democrática.
OBJETIVOS:
Desenvolver nos discentes um “olhar sociológico”, que possibilite a compreensão da complexidade do contexto social no qual se inserem os indivíduos e as organizações. Apresentar a Sociologia como uma das Ciências Sociais, enfocando o contexto histórico do seu surgimento, seu objeto de estudo e métodos de análise. Fornecer aos futuros educadores um panorama dos clássicos da Sociologia. Discutir os principais conceitos elaborados pela Sociologia, tais como: estrutura e organização social, instituição social, grupos sociais, socialização, estratificação, desigualdade e mobilidade social, cultura das organizações, ideologia, controle social, status, papel e processos sociais. Entender as causas da desigualdade e pobreza; conhecer os processos de urbanização, criminalidade e violência. Debater algumas questões abordadas pela Sociologia Contemporânea. Identificar os limites da educação e os mecanismos reprodutivistas presentes na instituição escolar, assim como as formas de enfrentá-los; compreender as relações entre as políticas educacionais, emprego e exclusão social.
EMENTA DA DISCIPLINA:
Sociologia geral. Sociologia aplicada à Educação. O Conceito de Cultura, Trabalho e Sociedade. O pensamento social antes da Sociologia. Sociologia Clássica (Positivismo, Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx). Processo de organização do trabalho frente ao modelo econômico. Estudo científico da realidade social. Teoria de análise sociológica em sua dinâmica histórica. Análise de conjuntura. Estratificação e classes sociais. Mudança e mobilidade social. Aspectos da realidade social brasileira. Conceitos de solidariedade, poder, status, classes sociais. Indústria cultural, cultura de massa e educação na modernidade. O poder educativo do pensamento crítico. Contribuições da Sociologia e para os problemas educacionais na atualidade. A sociedade capitalista. O Poder Disciplinar: Michel Foucault. Habitus: Pierre Boudieu. Indivíduo e sociedade: Nobert Elias. A Sociologia no Brasil. Os Movimentos Sociais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
O Homem: Determinações biológicas versus processo cultural.
O Homem: A condição e os fazeres humanos.
A Sociedade: O conhecimento sociológico e Positivismo.
A Sociedade: Evolucionismo, Funcionalismo, fato social, solidariedade, civilização.
A Sociedade: ação social, instituições sociais, burocracia, dominação, racionalização.
A Sociedade: poder, disciplina, status, classes sociais, mobilidade social.
A Sociedade: dialética, práxis, ideologia, alienação, conflito e interação.
A Sociedade: Desigualdade e pobreza; Estado e educação; controle social.
A Educação: como processo social.
A Família e a escola: agências socializadoras, reprodução social, “habitus”.
O processo socializador na sociedade contemporânea: mídia, cultura da massa, indústria cultural.
MODOS OPERACIONAIS:
Situações de ensino-aprendizagem diversificadas, adequadas à natureza do conteúdo e dos recursos disponíveis. Cabe ao PROFESSOR: Aulas expositivas e dialogadas; coordenar e orientar estudos dirigidos; orientar discussão em pequenos grupos, painel integrado, discussão circular, seminários e debates. Cabe aos ALUNOS: leitura, análise e interpretação de textos; fichamentos, resumos e resenhas; comunicações e produção de textos; participação ativa nas aulas e nos trabalhos de grupo. A presença é essencial para o aprendizado.
AVALIAÇÃO:
Contínua, sistemática e diagnóstica, permitindo ao professor não apenas o foco no aluno, individualmente, mas também no conjunto da classe. Os resultados levarão em conta não só o domínio de conhecimentos, mas também suas habilidades, competências, atitudes e hábitos de trabalho e de convivência em grupo. A síntese dos resultados de aprendizagem será expressa por meio de prova trimestral (prevista no calendário escolar) mista, com questões discursivas e objetivas e trabalhos individuais ou em grupo sobre os conteúdos estudados.
BIBLIOGRAFIA:
Livros básicos:
ARANHA, M.Lucia A. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 2005.
COSTA, C. Sociologia. São Paulo: Moderna, 1997.
FORACCHI, M.M. e Martins, J.S. (Orgs.) Sociologia e Sociedade (Leituras de introdução à Sociologia). São Paulo, Livros Técnicos e Científicos, 1977.
TURNER, Jonathan H. Sociologia - Conceitos e Aplicações. São Paulo: Makron Books, 2000.
Livros Complementares:
ADORNO, T.W. e HORLHEIMER, M. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão (org.) Aprimorando-se Com Paulo Freire Em Natureza São Paulo: Quefazer Educativo, 2006.
ARENDT, Hannah - Entre o Passado e o Futuro, Ed. Perspectiva, 1972.
ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes,1999.
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado. 6ª edição. Rio de Janeiro: Graal, 1992.
BERNSTEIN, Basil. A Estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.
BOUDON, R.; BOURRICAUD, F. Dicionário crítico de Sociologia. São Paulo: Ática,1993.
BOURDIEU, Pierre & PASSERON, Jean Claude. A Reprodução - Elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2ª edição. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1982.
BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. Tradução S. Miceli. São Paulo: Perspectiva, 1974.
CARVALHO, Alonso Bezerra de. SILVA, Wilton Carlos Lima da. (org.) Sociologia e educação: leituras e interpretações. São Paulo: AVERCAMP, 2006.
CARVALHO, A. e BRANDÃO, C. Introdução à sociologia da Cultura. Piracicaba: Avercamp, 2005.
DE TOMMASI, L., WARDE, M.J. e HADAD, S. (orgs). O Banco Mundial e as Políticas Educacionais. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 1998.
DURKHEIM, Emile. Educação e Sociologia. 11ed. São Paulo: Melhoramentos, MEC, 1978.
ELIAS, N. O processo civilizador: formação do Estado e civilização. Rio de Janeiro:Jorge Zahar Editor,1993.
FOUCAULT, Michel Vigiar e Punir, RJ, Vozes, 1977.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
FREIRE, Paulo Educação como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra: 1982.
GUERRIERO, Silas (Org.). Antropos e Psique. O outro e sua subjetividade. São Paulo: Ed.Olho D’água, 2000.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26º ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
IANNI O. Karl Marx. 6a edição. São Paulo: Ática, 1988 – coleção grandes cientistas sociais, 10. Sociologia.
MANNHEIM, K. Ideologia e utopia. 2ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores,1972.
MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia? 24a edição. São Paulo: Brasiliense, 1989.
MORIN Edgar / BAUDRILLARD, Jean / MAFFESOLI, Michel A Decadência do Futuro e a Construção do Presente. 1993.
PEREIRA, l. e FORACCHI, M.M. (Orgs.) Educação e Sociedade. S. Paulo: Cia. Editora Nacional, 6ªed., 1973.
SILVA, Tomaz Tadeu da (org), Identidade e Diferença – a perspectiva dos estudos culturais, Petrópolis: Vozes. 2000.
SOUZA, João Francisco de Atualidade de Paulo Freire. 2002.
TORRES, Carlos Alberto Educação e Democracia. São Paulo, Cortez, Autores Associados, 2003.
WEBER,M. Ensaio de sociologia e outros escritos.São Paulo: Abril Cultural,1974.(Col.Os pensadores, XXXVII)
LIVROS, FILMES, PALESTRAS E EVENTOS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
SUGESTÕES PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
Livros sugeridos:
BENEDICT, Ruth Benedict O Crisântemo e a Espada: Padrões da Cultura Japonesa, 2009.
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. Fatos e Mitos. Trad. de Sério Milliet ,7ª ed. Rio de janeiro Ed. Nova Fronteira, 1980. 309 p. Volume 1.
CANETTI, Elias. A língua absolvida: história de uma juventude. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
ELIAS, Norbert; e SCOTSON, John. L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.
FONSECA, Cláudia. Família, fofoca e honra: etnografia das relações de gênero e violência em grupos populares Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, 2000.
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala. 30 ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.
GURDJIEFF, G.I. Encontros Com Homens Notáveis. S. Paulo:Pensamento,2000.
HEYERDAHL, Thor. A Expedição Kon-tiki. R. Janeiro: Ed José Olympio.1999.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26º ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
HUXLEY, Aldous. Admirável mundo novo. São Paulo, ed. Globo,2009.
MEAD, Margareth. Sexo e temperamento em três sociedades primitivas. São Paulo: Perspectiva, 1969.
ORWELL, George, A Revolução dos Bichos, São Paulo, ed. Globo, 2000.
ORWELL, George. 1984. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1998.
RUESCH, Hans. No País das Sombras Longas Rio de Janeiro: Record,2005.
SASSON, Jean P. Princesa - a história real da vida das mulheres árabes. Ed. Best Seller,1992.
Orientações sobre estas leituras complementares, na disciplina Sociologia Geral (Matutino) 2012.
Quem for escolher o livro como atividade complementar, por favor, avise a professora antes para que ela possa preparar um questionário sobre a obra. Neste caso não será uma resenha, mas um trabalho orientado pela profª. Chie que será entregue no final pelo aluno.
Estas leituras complementares não são obrigatórias na disciplina.
Eventos:
XIII Seminário Internacional: Filosofia e Educação - Fundamentos e Políticas
Dia 19 de maio (e ss.), no Auditório Augusto Guzzo das Faculdades Integradas "Campos Salles" Endereço do site do Seminário: http://www2.fe.usp.br/~cemoroc/page06h.html
TRABALHOS DOMICILIARES:
Os alunos (as) submetidos a trabalhos domiciliares amparados em lei deverão realizar as leituras dos textos da programação REFERENTES AOS DIAS FALTADOS e elaborar sínteses/resumos dos mesmos.
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