Zygmunt Bauman

ZYGMUNT BAUMAN, (19 de novembro de 1925, Poznań), sociólogo polonês, iniciou sua carreira na Universidade de Varsóvia, onde teve artigos e livros censurados e em 1968 foi afastado da universidade. Logo em seguida emigrou da Polônia, reconstruindo sua carreira no Canadá, Estados Unidos e Austrália, até chegar à Grã-Bretanha, onde em 1971 se tornou professor titular da Universidade de Leeds, cargo que ocupou por vinte anos. Responsável por uma prodigiosa produção intelectual, recebeu os prêmios Amalfi (em 1989, por sua obra Modernidade e Holocausto) e Adorno (em 1998, pelo conjunto de sua obra). Atualmente é professor emérito de sociologia das universidades de Leeds e Varsóvia.

Livros deste Autor

44 cartas do mundo líquido moderno, A arte da vida, A ética é possível num mundo de consumidores?, A sociedade individualizada: Vidas contadas e histórias vividas, Amor Líquido, Sobre a fragilidade dos laços humanos, Aprendendo a pensar com a sociologia, Bauman sobre Bauman-Diálogos com Keith Tester, Capitalismo parasitário e outros temas contemporâneos, Comunidade, A busca por segurança no mundo atual, Confiança e medo na cidade, Em busca da política, Ensaios sobre o conceito de cultura, Europa: Uma aventura inacabada, Globalização: as consequências humanas, Identidade-Entrevista a Benedetto Vecchi, Legisladores e intérpretes, Sobre modernidade, pós-modernidade e intelectuais, Medo líquido, Modernidade e Ambivalência, Modernidade e Holocausto, Modernidade líquida, O Mal-Estar da Pós-Modernidade, Tempos líquidos, Vida a crédito-Conversas com Citlali Rovirosa-Madrazo, Vida em fragmentos-Sobre a ética pós-moderna.





Questões
Pedagogia – Matutino – 1º Semestre - Trabalho de Sociologia – Prof. Chie
Zygmunt Bauman

1) O que aconteceu no século XX que mudou muito nossa sociedade?Explique.

2) Por que ele diz que já não dá para criar um projeto de vida como ensinava o grande filósofo Jean Paul Satre (1905 – 1980)? Dê exemplos.

3) Já não pertencemos mais a algum lugar ou grupo. Por que ele diz que você precisa criar sua própria identidade porque não a herda mais?

4) Qual é o receio que Bauman vê com tantas mudanças que acontecem na nossa vida?

5) Quando estamos numa época de transição como hoje, o que é difícil de definir?

6) Quais são as duas coisas que o sociólogo apontou como sendo irreversível nessa sociedade.

7) O que significa “Estarmos no mesmo barco”? E porque isto é novo para a humanidade?

8) “Nossos antepassados assumiram a natureza sob a gestão humana na esperança de que eles fariam com que a natureza absolutamente obedecesse às necessidades humanas e teriam pleno controle do que acontecesse no mundo. Mas isso acabou...” Explique.

9) Quais são os perigos, hoje, para a democracia?

10) A que se refere qual Bauman citou “A era do ouro da democracia”?

11) Porque ele não acredita na estrutura Estado-nação para cuidar da democracia?Como é esta invenção criada pelos nossos antepassados?

12) Quem é Aristóteles?

13) “Democracia é uma noção que se adquiri...” Explique.

14) Como seria uma possível democracia global?

15) O que o filosofo Cornelius Castoriadis (1922 – 1997) disse pensando no totalitalismo da época que tanto ele quanto Bauman viveram?

16) “Quando jovem, eu temia que todo o perigo viesse da esfera publica”? Explique

17) “O perigo para a autonomia, atualmente, veio de outro lado”. Que lado? Por quê?

18) O que é Àgora e onde Bauman vê este espaço atualmente sendo criado?

19) Por que o sociólogo contemporâneo Alain Ehrenberg disse que a revolução pós-moderna , para ele, começou numa quarta feira, à noite, em outono da década de 80?

20) Qual a diferença entre comunidade e rede?

21) O que é um evento traumático num vinculo na opinião de Bauman?

22) “Laços humanos são uma mistura de benção e maldição”? Explique com suas palavras.

23) Você lembra que Bauman compartilhou com você dois valores essenciais e que são absolutamente indispensáveis para uma vida satisfatória? Quais seriam e por quê?

24) Qual então é o problema apontado pelo Bauman (formula de ouro)?
25) Para que Bauman citou o livro “O mal-estar da civilização” (1920) de S. Freud (psicanalista)?O que ele queria explicar?

26) Como diria Freud sobre a civilização se ele tivesse sendo entrevistado na atualidade?

27) Quais são as duas conclusões finais que Bauman enumerou?

28) Bauman deixa uma mensagem sobre como encontrar a felicidade. Quais seriam as duas formas diferente que dão forma à vida humana?

29) Explique sobre o que Bauman falou sobre o segredo da vida de Sócrates, o grande filósofo.

30) O que você quer levar para sua vida ao ouvir o conselho deste sociólogo de 87 anos.

0 comentários:

Postar um comentário